ITAKA Brasil apresenta: Para o quê você canta?

Yuri Guerra se apresenta no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.

ITAKA Brasil apresenta: Para o quê você canta?

Villa-Lobos ganha releitura do cantor Yuri Guerra

Apresentação musical em benefício da Obra Social Itaka Escolápios contou com a presença do mineiro radicado em Bologna e do grupo de flautas Sonoro Despertar

O cantor Yuri Guerra, mineiro radicado na cidade italiana de Bologna, foi o destaque do projeto musical “Itaka Brasil apresenta: Para o quê você canta?”, realizado no dia 25 de agosto, às 20 horas, no Teatro do Museu de Ciências Naturais de PUC Minas (Rua Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico). O espetáculo trouxe releituras de canções como Lundu da Marquesa de Santos, Canção do Marinheiro, Viola Quebrada, Nhapôpé, entre outras composições de Heitor Villa-Lobos especialmente selecionadas para o evento.

A abertura do recital foi realizada pelo grupo de flautas Sonoro Despertar, sob a regência da maestrina Celeste Alda e acompanhamento do pianista Vander Soares.

Por ser de cunho social, os ingressos foram trocados por doações em benefício dos atendidos pela Obra Social Itaka Escolápios – Itaka BH, associação civil sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para a formação educacional, social e cultural da criança, do adolescente e do jovem em situação de vulnerabilidade social e sua família.

SOBRE OS ARTISTAS CONVIDADOS

 

Sonoro Despertar é um projeto sociocultural de Educação através da Música, que nasceu na Paróquia São Marcos no ano 2000, idealizado pelo Escolápio Pe. Jésus Guergué Lafraya, sob a Coordenação e Regência de Celeste Alda.

A ação visa difundir a cultura através da música e resgatar a identidade de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o projeto contempla 140 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 18 anos dos bairros São Marcos, Goretti, Ipê, Eymard, União e Alvorada, da região Nordeste de Belo Horizonte. A flauta doce é o instrumento mediador de todo o processo de Educação Musical realizado no Sonoro Despertar.

No decorrer de quase 17 anos de história, Sonoro Despertar tem se revelado um espaço de arte, vida e cidadania, onde crianças e adolescentes desenvolvem seus dons e descobrem a beleza da vida através dos sons da música, expressando nessa melodiosa harmonia seu profundo desejo de viver e de ser felizes. No ano 2012, Sonoro Despertar firmou uma frutífera parceria com a PUC Minas, tornando-se desde então um Projeto de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

OBRA SOCIAL ITAKA ESCOLÁPIOSITAKA BH

A Ordem Religiosa das Escolas Pias (OREP) foi fundada em 1600 com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Fundación Itaka-Escolapios, um dos pilares desta Ordem, fundada em 2001, na cidade de Bilbao (no norte da Espanha) impulsionou a OREP/Brasil, por meio do acordo de cooperação internacional, o surgimento de três centros socioeducativos, nas seguintes cidades: em Belo Horizonte (MG), Serra (ES) e Governador Valadares (MG).

A Obra Social Itaka Escolápios é uma associação civil sem fins lucrativos, de cunho filantrópico e tem como missão contribuir para a formação educacional, social e cultural da criança, do adolescente e do jovem em situação de vulnerabilidade social e sua família.

Em 2008, foi constituída Itaka Escolápios (conhecida popularmente como Itaka BH) localizada à Rua dos Coqueiros, 205 – Bairro Maria Goretti. A entidade promove atividades socioculturais, esportivas e de qualificação profissional por meio das oficinas de teatro, dança, artes, informática, futsal, promotor de vendas, web design e de formação em valores humanos à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Itaka BH atende diretamente 280 crianças, adolescentes e mais 660 crianças e adolescentes em parceria com as escolas públicas da região.

Clipping