O cantor lírico Yuri Guerra apresenta em premier mundial a releitura do Salmo 42, de Mendelssohn

Jussara Martins

O cantor lírico brasileiro Yuri Guerra começa o mês de maio com uma agenda de eventos super interessantes . Assim, três concertos já estão marcados para acontecer, este mês, em Bologna, a cidade italiana onde Yuri está prestes a completar o mestrado em música de câmera e desenvolve sua carreira internacional.

Na próxima terça-feira (07/05), o brasileiro vai se apresentar no concerto gratuito denominado “Bologna Cidade dos Órgãos”, programado para a  Sala Bossi, um espaço tradicional localizado dentro do Conservatório de Música de Bologna, a instituição de ensino superior mais antiga da Itália.

A apresentação, aberta ao público, terá início às 18h30.

“No repertório selecionado para este concerto, vou fazer, em premier mundial, a interpretação de uma composição feita especialmente para mim pelo jovem músico Giorgio Musolesi”, revela Yuri, informando que a grande novidade deste concerto é a releitura  do Salmo 42, de autoria de Felix Mendelssohn Bartholdy. “Em seguida ao meu solo, será a vez do Coral do Conservatório fazer a apresentação da obra original de Mendelssohn”, observa Yuri, lembrando que se sentiu muito honrado com o presente que recebeu de Musolesi.

“Vai ser uma boa oportunidade para o público ouvir minha interpretação, seguida pelas  vozes do Coral do Conservatório cantando a composição original de Mendelssohn”, conclui Yuri, com grande contentamento.

Yuri Guerra se apresentará em Nápoles este fim de semana

JUSSARA MARTINS

A cena operística se instalará em Nápoles, Itália, neste fim de semana, onde o cantor lírico Yuri Guerra se apresentará juntamente com outros intérpretes nos dois concertos que serão realizados pelo Coro do Conservatório de Bologna, em pontos nobres da cidade italiana.
Neste sábado, 13/04, às 20h.,O Coro do Conservatório de Bologna se apresentará no complexo monumental da Igreja de Santa Chiara.No domingo, 14/04, às 18h., o local da apresentação é a Sala Scarlatti do Conservatório San Pietro a Majella.
Sob a direção do maestro italiano Roberto Parmeggiani, os dois concertos terão o acompanhamento dos instrumentistas, Marco Arlotti, no órgão, e Paolo Molinari, no contrabaixo.
No repertório selecionado para as duas apresentações constam músicas dos seguintes compositores:  Anton Brukner (1824-1896) – Messe fur den Grundonnestag – a capella; Giorgio Federico Ghedini(1892-1965) – Ecce quomodomoritur – a capella;Alessandro Scarlatti (1660 – 1725) -Tre Responsori per la Settimana Santa: Vinea mea electa, Plangi quasi virgo e Eram quasi agnus; Orlando di Lasso (1532 -1594) – De Profundis – VI Salmo Penitenziale; Giorgio Pierluigio da Palestrina(1525 -1594) – Sicut Servus – a capella; Tomas Luis de Victoria (1548 – 1611) – O magnum mysterium – a capella; Max Baumann (1917- 1999) – Ave Maria – a capella; Francesco Gasparini (1661 – 1727) – Missa a 4 voci – Kyrie, Gloria(B.C); e Antonio Lotti (1667 – 1740) – Crucifixus a 8 vocci.
O Coro do Conservatório de Bologna é formado dos seguintes intérpretes:
Soprano: Maria Tereza Becci, Miriam Fantacone, Beatrice Serra e Clara la Licata.
Contralto: Chiara Goldoni,  Fiamma Kamenchtchik, Ester Capello e Irina Grendo.
Tenor: Francesco Spina, Sebastian Arndol, Filipo Soligi e Giorgio Musolesi.
Baixo: Yuri Guerra, Andrea Toscani, RiccardoMalighetti e Davide Sebartolli.
“O concertos foram produzidos com grande esmero”, informa o brasileiro Yuri Guerra, mostrando sua grande alegria por fazer parte do Coro do Conservatório de Bologna. “Para os napolitanos, com certeza, os eventos representam um belo ´presente de celebração da Páscoa”, diz Yuri

 

Yuri Guerra foi um dos solistas do Concerto de Bieber, em Bolonha

JUSSARA MARTINS

No domingo, 7/04, o cantor lírico Yuri Guerra se apresentou na Sala Bossi, um espaço nobre para apresentação de concertos, dentro da Conservatório Giambattista Martini, em Bologna, a mais antiga escola estatal de música da Itália, onde o brasileiro está prestes a concluir o mestrado em música de Câmara.

Denominado “Da Lasso a Scarlatti”, o evento deste domingo foi produção do projeto “3/4 de Uma Hora de Música”, que já está em sua décima quinta edição e faz sempre apresentações gratuitas para o público.

O concerto “Da Lasso a Scarlatti” apresentou um repertório variado, selecionado de obras consagradas de diversos compositores barrocos, informou Yuri. Segundo o cantor lírico brasileiro, que tem o registro vocal de baixo, um dos destaques do concerto foi o Requiem, de Bieber, no qual ele foi um dos solistas.

Yuri Guerra e outros artistas que se apresentaram no Concerto de Bieber
Yuri Guerra e outros artistas que se apresentaram no Concerto de Bieber

“Uma grande honra fazer essa participação, além do privilégio de reviver a composição de Bieber”, pontuou Yuri, acrescentando que o concerto teve a participação do Coral do Conservatório, acompanhado pelo som de um órgão e de um baixo continuo. “O Coral apresentou ainda obras de Lasso, Scarlatti e Lotti”, conclui.

Confira apresentação de Yuri Guerra no espetáculo ‘Sulle Note Del Lyons Day’

Na última sexta-feira (29/03), o cantor lírico Yuri Guerra cumpriu mais uma agenda especial na Europa. O baixo brasileiro se apresentou no grande concerto “Sulle Note Del Lyons Day” na monumental Igreja Santa Maria Della Vita, em Bologna, a cidade italiana onde estuda e desenvolve sua carreira artística internacional. Confira abaixo a apresentação de “Fac me plagis”, de Stabat Mater de Astorga.

 

 

Promovido pelo Lyions Club de Bologna, o “Sulle Note Del Lyons Day” contou também com as vozes do barítono Masahi Tomosagi e das sopranos Dora de Natale e Laura da Como. Juntos com Yuri, eles apresentaram o belo repertório selecionado para compor o espetáculo, que teve acompanhamento do maestro e organista Carlo Ardizzoni. No repertório, uma preciosa coletânea extraída dos acervos de compositores consagrados, como Vivaldi, Mozart. Haendel, Rossini. Gounnod. Pergolesi, Fourê, Steffani, D`Astorga e Gomez.