Por Jussara Martins
O cantor lírico brasileiro Yuri Guerra interpreta um dos personagens centrais, o jovem Colline, na ópera la Bohème, que foi apresentada nestYure domingo (15/09), às 21h, na Sagrato Chiesa S.G. Battista, na cidade de Cesano Boscone, Itália, como parte de uma tradicional celebração local, denominada Festa Patronale della Madiona del Rosario.
Com produção de Laura Dacomo, a encenação de La Bohème tem direção artística de Lorenzo Piccollo, com orquestra sob a regência do maestro Damian Dauti.
Os sete personagens de la Bohème são interpretados pelos seguintes cantores líricos: Mimi (Laura Dacono); Musetta (Melissa Pumell); Colline (Yuri Guerra); Rodolfo, ( Andrea Bianchi); Marcelo (Minho Lee); Schaunard ( Ruy DongHwi); Alcindoro e Benoit (Giovani Guerini)
Uma trágica história de amor
“La Bohème” é uma ópera proletária, que está entre as obras mais famosas de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no livro “Scènes de La VieBohème”, de Henri Murger.
O enredo se passa na Paris da primeira metade do século 19 e tem como foco central um grupo de artistas com problemas financeiros.
Rodolfo, Marcello, Schaunard e Colline enganam o dono do sótão que partilham, não pagam o aluguel e saem para a comemoração. No Café Momus, Rodolfo conhece Mimì, por quem se apaixona e que, tempos mais tarde, irá abandonar, e Marcello reencontra Musetta. Depois de ter sido abandonada pelo amado, Mimì retorna já muito fraca e morre tragicamente.
“La Bohème”é uma ópera em quatro atos e estreou no Teatro Regio de Turim em 1 de fevereiro de 1896, sob a regência de Arturo Toscanini. No Brasil teve sua estréia no Theatro da Paz, em Belém do Pará, no dia 21 de abril durante a temporada lírica de 1900.